Continuando os posts sobre o MPS.BR – Melhoria de Processos de Software Brasileiro, veremos agora um resumo do Nível E, o terceiro nível de maturidade a ser alcançado por uma empresa que deseja implementar o MPS.BR.
Nível E – Parcialmente Definido
De acordo com o Guia de Implementação MPS.BR (2009), até o nível F do MR-MPS não há exigência de os projetos executarem processos padronizados na organização como um todo, isto é, a organização pode não ter o(s) seu(s) processo(s)-padrão.
O nível E tem como foco principal a padronização dos processos da organização, por meio da definição de processos padrão. Estes devem ser definidos a partir dos processos e melhores práticas já existentes na organização, o que constitui o primeiro passo de uma contínua avaliação e melhoria dos processos.
Sendo assim, Nível E do MPS.BR é o nível PARCIALMENTE DEFINIDO, e o mesmo possui quatro novos processos:
- Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional
- Definição do Processo Organizacional
- Gerência de Recursos Humanos
- Gerência de Reutilização
- Gerência de Projetos (evolução)
Os atributos de processoÉ uma característica mensurável da capacidade do processo, aplicável a qualquer processo. a serem atendidos nesse nível são:
AP 1.1AP 1.1 O processo é executado, AP 2.1AP 2.1 O processo é gerenciado, AP 2.2AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados, AP 3.1AP 3.1 O processo é definido e AP 3.2AP 3.2 O processo está implementado.
Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional
O propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional é:
“O propósito do processo Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional é determinar o quanto os processos padrão da organização contribuem para alcançar os objetivos de negócio da organização e para apoiar a organização a planejar, realizar e implantar melhorias contínuas nos processos com base no entendimento de seus pontos fortes e fracos.”
Guia Geral
Definição do Processo Organizacional (DFP)
O propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Definição do Processo Organizacional é:
“O propósito do processo Definição do Processo Organizacional é estabelecer e
manter um conjunto de ativos de processo organizacional e padrões do ambiente de
trabalho usáveis e aplicáveis às necessidades de negócio da organização.”
Guia Geral
Gerência de Recursos Humanos (GRH)
O propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Gerência de Recursos Humanos é:
“O propósito do processo Gerência de Recursos Humanos é prover a organização e
os projetos com os recursos humanos necessários e manter suas competências
adequadas às necessidades do negócio.”
Guia Geral
Gerência de Reutilização (GRU)
O propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Gerência de Reutilização é:
“O propósito do processo Gerência de Reutilização é gerenciar o ciclo de vida dos
ativos reutilizáveis.”
Guia Geral
Gerência de Projetos (GPR) – evolução
O propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Gerência de Projetos sofre uma evolução, conforme a descrição abaixo:
“O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados.”
Guia de Implementação
Referências:
Sofitex – MPS.BR – Guia Geral 2011
0 Comentários.