MPS.BR – Nível C

Continuando os posts sobre o MPS.BR – Melhoria de Processos de Software Brasileiro, veremos agora um resumo do Nível C, o quinto nível de maturidade a ser alcançado por uma empresa que deseja implementar o MPS.BR.

Nível C – Definido

De acordo com o Guia de Implementação MPS.BR (2011), A evolução do nível D para o nível C não apresenta novidades em termos dos processos e atributos de processo já implantados no nível D, pois estes continuam com a mesma capacidade.

A evolução para o nível C do MR-MPS implica, portanto, apenas na definição e implementação de três novos processos com o mesmo nível de capacidade dos processos já implantados:

  • Gerência de Decisões
  • Desenvolvimento para Reutilização
  • Gerência de Riscos

Lembrando que todos os processos dos níveis G, F, E e D devem ser atendidos também.

Neste nível são permitidas exclusões de resultados esperados apenas do processo Desenvolvimento para Reutilização (DRU) . A aprovação das exclusões é responsabilidade do avaliador líder. Todas as exclusões de processos ou de resultados esperados devem estar listadas no Plano de Avaliação, no Relatório de Avaliação e no Resultado da Avaliação.

Os atributos de processoÉ uma característica mensurável da capacidade do processo, aplicável a qualquer processo. a serem atendidos nesse nível são os mesmos do nível E:

AP 1.1AP 1.1 O processo é executadoAP 2.1AP 2.1 O processo é gerenciadoAP 2.2AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciadosAP 3.1AP 3.1 O processo é definidoAP 3.2AP 3.2 O processo está implementado.


Desenvolvimento para Reutilização

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Desenvolvimento para Reutilização é:

“O propósito do processo Desenvolvimento para Reutilização é identificar
oportunidades de reutilização sistemática de ativos na organização e, se possível, estabelecer um programa de reutilização para desenvolver ativos a partir de engenharia de domínios de aplicação.”

Guia Geral


Gerência de Decisões

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Gerência de Decisões é:

“O propósito do processo Gerência de Decisões é analisar possíveis decisões críticas usando um processo formal, com critérios estabelecidos, para avaliação das alternativas identificadas.”

Guia Geral


Gerência de Riscos

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Gerência de Riscos é:

“O propósito do processo Gerência de Riscos é identificar, analisar, tratar,
monitorar e reduzir continuamente os riscos em nível organizacional e de projeto.”

Guia Geral

Referências:
Sofitex – MPS.BR – Guia Geral 2011

Sofitex – MPS.BR – Guia de Implementação (parte 5) 2011

Deixe um Comentário

1 Comentários.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>