MPS.BR – Nível F

Continuando os posts sobre o MPS.BR – Melhoria de Processos de Software Brasileiro, veremos agora um resumo do Nível F, o segundo nível de maturidade a ser alcançado por uma empresa que deseja implementar o MPS.BR.

Nível F – Gerenciado

De acordo com o Guia de Implementação MPS.BR (2009i), No nível G, a organização está estruturando seus projetos e suas principais fases como planejamento e controle da sua evolução. Nesse nível o papel fundamental para a melhoria de processos é do gerente de projeto, pois é ele quem tem a responsabilidade por atender aos objetivos do projeto em relação ao prazo, custo, esforço e requisitos.

O principal foco do nível F é agregar processos de apoio à gestão do projeto no que diz respeito à Garantia da Qualidade e Medição, bem como aqueles referentes à organização dos artefatos de trabalho por meio da Gerência de Configuração. Para empresas que subcontratam etapas do desenvolvimento ou componentes do produto, o nível F possui um modelo de processo de Aquisição. Por fim, é definido também o processo de Portfolio de Projetos permitindo uma melhor gerência dos recursos disponíveis e investimentos realizados.

Sendo assim, Nível F do MPS.BR é o nível GERENCIADO, e o mesmo possui cinco processos:

  • Garantia da Qualidade
  • Medição
  • Gerência de Configuração
  • Aquisição
  • Portfolio de Projetos

Os atributos de processoÉ uma característica mensurável da capacidade do processo, aplicável a qualquer processo. a serem atendidos nesse nível são o AP 1.1AP 1.1 O processo é executadoAP 2.1AP 2.1 O processo é gerenciado e AP 2.2AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados.


Garantia de Qualidade

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Garantia de Qualidade é:

“O propósito do processo Garantia da Qualidade é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos e recursos predefinidos.”

Guia Geral


Medição

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Medição é:

“O propósito do processo Medição é coletar, analisar e relatar os dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos, de forma a apoiar os objetivos organizacionais.”

Guia Geral


Gerência de Configuração

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Gerência de Configuração é:

“O propósito do processo Gerência de Configuração é estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos.”

Guia Geral


Aquisição

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Aquisição é:

“O propósito do processo Aquisição é gerenciar a aquisição de produtos e/ou serviços que satisfaçam a necessidade expressa pelo adquirente.”

Guia Geral


Gerência de Portfolio de Projetos

propósitoDescreve o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo do processo Gerência de Portfolio de Projetos é:

“O propósito do processo Gerência de Portfólio de Projetos é iniciar e manter projetos
que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos
estratégicos da organização.”

Guia Geral

Referências:
Sofitex – MPS.BR – Guia Geral 2011

Deixe um Comentário

1 Comentários.

  1. Os resultados esperados no nível F não são relevantes? Ou eles não estão aqui para que o artigo ficasse mais enxuto e compreensível?

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>