Balsamiq Mockups – prototipação de telas com estilo

Bom, volto a escrever aqui no Blog apresentando (pra quem não conhece) uma excelente ferramenta de prototipação de telas: se chama Balsamiq e é baseada em Flex (pode ser testada online e a versão completa roda em desktop via Adobe AIR).

Bom, pra quem ja teve de prototipar telas (quase todos nós da área ja passamos por isso, se não todos) sabe que normalmente é um parto, principalmente se for web. As ferramentas são limitadas ou “feias”, quando não utilizamos uma IDE de desenvolvimento desktop (como Netbeans ou Delphi) pra fazer isso (acredite, é muito comum). As pessoas mais pacientes e dedicadas recorrem ainda a ferramentas de “alto nível” como Paint pra dar um toque final ou trocar a posição de alguns elementos hehehe!!

Dessa forma, apresento então o Balsamiq Mockups. Uma ferramentas simples e intuitiva, com vários componentes para prototipação Web, Desktop e até mesmo para Iphone.

A aparência das telas é como se fossem feitas a mão (bem protótipo mesmo), deixando aquela sensação de “rabisco” e desvinculando qualquer tipo de plataforma (prototipo de tela web com cara de desktop ou coisas do gênero).

A versão de avaliação (trial) da aplicação é totalmente web (Flex, mais precisamente) e pode ser acessada no seguinte endereço:

http://www.balsamiq.com

A versão trial online possui algumas limitações (como não poder colocar imagens), mas mesmo assim já quebra um galhão: as telas criadas poder ser exportadas para XML e salvas no próprio computador, e quando for usar denovo a mesma tela, cola o XML no site e pronto. Simples, não?

Para quem se interessar em comprar, a aplicação roda na plataforma Adobe AIR (ou seja, Windows/Linux/Mac).

Uma das coisas interessantes é que existem maneiras de conseguir uma licença FREE, caso você seja professor, desenvolvedor de software livre ou mesmo se for fazer uma audiência (com mais de 15 pessoas) com a intenção de divulgar a ferramenta. Interressante, não?

Caso não seja um dos casos acima, a ferramenta completa custa 79 dolares. Preço muito justo, pelo benefício proporcionado.

Abaixo, exemplos de telas prototipadas com o Balsamiq:

google_maps

balsamiq_mockup

balsamiq_mockup_2

Abaixo, um vídeo mostrando a utilização da ferramenta:

Bom, finalizo agradecendo ao Adriano (da faculdade) que foi quem me apresentou esta excelente ferramenta. Uso hoje e com certeza usarei muitas outras vezes no futuro.

Abraço!

Deixe um Comentário

2 Comentários.

  1. Ótimo artigo! E por falar em software, estou procurando por softwares de gestão empresarial, você entende deste assunto?

    Encontrei aqui: Soluções empresariais e parece que tem até alguns cursos nesta área, será que é bom?

    Até mais!

  2. seu artigo é muito bom ! Me ajudou bastante .

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>